Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > XI Semana Acadêmica do ICB
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

XI Semana Acadêmica do ICB

  • Publicado: Sábado, 24 de Outubro de 2020, 18h24
  • Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2020, 09h08

   O Instituo de Ciências Biológicas (ICB) está completando 50 anos e para celebrar vai realizar a XI Semana Acadêmica do ICB, no período de 9 a 13 de novembro de 2020, evento totalmente virtual e gratuito, que será transmitido pelas redes sociais do instituto (Youtube e instagram). Teremos minicursos, palestras, mesas redondas, apresentações culturais, concursos, com a participação de profissionais locais, regionais e nacionais. Esta semana é organizada tanto por docentes quanto por discentes e conta com a colaboração dos nossos TAEs.
Fazendo uma releitura de sua trajetória, a Semana Acadêmica vem com o tema “ICB 50 anos: conectando vidas e histórias”, mesclando o passado, presente e futuro das pessoas, atividades, conquistas e lutas deste instituto, com apresentação de grandes nomes que passaram pelo ICB com aqueles que estão a construir a nova história, tanto servidores quanto discentes. Vai ser uma grande troca de experiências, ensinamentos, promoção de discussões, além de momentos culturais (grandes revelações serão apresentadas!).

   O ICB foi criado pelo Decreto Presidencial 66.810/1970, tendo como base o curso de Ciências do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e estava ligado à antiga Faculdade de Ciências da Saúde – com os cursos de farmácia, Medicina e Odontologia, hoje transformados em faculdades cada um. Em 1972 foi criado o primeiro curso do ICB - Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, e o Professor Luiz Alberto franco de Sá (in memoriam) foi nosso primeiro diretor. Naquela época, o prédio do ICB ficava próximo ao da Faculdade de Medicina (centro de Manaus) e somente a partir de 1976 é que nos estabelecemos no campus universitário. A atual direção do instituto está sob os cuidados dos professores Rozana de Medeiros Sousa Galvão (diretora) e José Fernando Marques Barcellos (vice-diretor).
   Ao longo destes 50 anos, que vem sendo formador de licenciados e bacharéis biólogos (desde 1970), cientistas naturais (desde 1977) e biotecnólogos (desde 2004) – cursos da casa – além de participar na formação básica de profissionais nas áreas das ciências da saúde (Ed. Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia), ciências agrárias (Eng. Alimentos, Agronomia, Eng. Florestal, Eng. Pesca, Zootecnia) e ciências humanas (Psicologia). E como não bastasse ser formador de graduados, avançou pelas águas mais profundas, oferendo hoje três cursos de pós-graduação para mestrado e doutorado: Biotecnologia, Imunologia Básica e Aplicada e Zoologia. Contamos com o apoio de colegas das mais diversas áreas do conhecimento, tanto das unidades da própria UFAM quanto de órgãos e instituições externas (INPA, EMBRAPA, Rede BIONORTE, SISBIO, CRBio, SEDUC, SEMED, só citando algumas) em nossas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
   O ICB conta com 104 docentes, das diversas áreas (especialmente biológicas e saúde), doutores, mestres e especialistas, em regime de dedicação exclusiva e 37 docentes substitutos; 37 TAEs que auxiliam tanto nas funções administrativas quanto no ensino prático, na pesquisa e na extensão, sendo parceiros essenciais nessas atividades; com entrada anual de cerca 204 estudantes vinculados diretamente ao ICB, nos turnos diurnos e noturnos. Todos fazem parte de uma história vencedora, que não vem só fortalecendo esta unidade, mas que se soma as demais da UFAM ajudando a alcançar as metas e sonhos mais arrojados.
   Quer saber mais e conhecer quem somos? Participe da XI Semana Acadêmica do ICB!! Inscrição e programação www.even3.com.br/semanaicb2020/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página