Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coleções Científicas
Início do conteúdo da página

Coleções Científicas do ICB - UFAM

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 18h20 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 15h30 | Acessos: 320

As coleções biológicas são locais de proteção do patrimônio genético da biodiversidade, dispondo de um conjunto cumulativo do conhecimento dos organismos vivos. Atuam como importante ferramenta em pesquisas relacionadas a aspectos da diversidade, da distribuição, da composição, da estrutura, da classificação de organismos vivos em um determinado ambiente, onde especialistas, ecólogos, zoólogos e botânicos podem obter informação e identificação de seus objetos de estudo. Dessa forma, principal conhecimento da diversidade biológica emana do estudo dessas coleções por esses profissionais (Peixoto et al 2006). Além de servirem como repositórios de material biológico para a pesquisa científica, as coleções também subsidiam atividades de ensino e a tomada de decisões por parte do Poder Público para definição de estratégias de conservação e de utilização de recursos do País (Aranda 2014).

   Infelizmente, muito do conhecimento gerado nessas coleções é desconhecido pela sociedade e parte deste desconhecimento está relacionado ao fato de que estes acervos, geralmente, são de acesso ou interesse restrito dos cientistas. Porém, elas abrigam amostras dos seres vivos coletados em todo o mundo ao longo do tempo, e por isso possuem grande potencial para se tornarem locais de interesse público para a conscientização da conservação e do uso racional da biodiversidade do planeta (Forzza et al 2017). 

   Na UFAM, as Coleções Biológicas são bens públicos, as quais são organizadas em estruturas funcionais, ficando cada coleção sob a responsabilidade do curador e de seu substituto legal, do quadro funcional docente ou técnico-administrativo da UFAM, com experiência comprovada na área de conhecimento específica ou relevante para a coleção. A infraestrutura necessária para manutenção e guarda do acervo, tais como o espaço físico e material de consumo, é de responsabilidade da Unidade Acadêmica (ICB), com o apoio da PROTEC.

   São cinco as coleções biológicas ligadas ao ICB:

 

  Coleção de Culturas - DPUA
  Coleção de Tecidos de Genética Animal - CTGA
  Coleção Zoológica Professor Paulo Buhrnheim - CZPB
Herbário Micológico Jair Putzke - HJP
Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM

 

 

Fim do conteúdo da página